Habitação uni-familiar na Aroeira

Projeto de concepção e construção coordenado pela land2build. Trata-se de uma habitação uni-familiar, localizada num lote com 405,00m2 e com uma área de construção de cerca de 200,00m2 + 120,00m2 em garagem e arrumos.

O conceito

O programa do cliente procurava a construção de uma habitação para uma família com 4 a 6 elementos. Era condição do cliente um espaço amplo para garagem e arrumos, aproveitando sempre que possível, maximizar as áreas exteriores para aproveitamento de jardim. O projeto deveria ser enquadrado com o ambiente de pinhal em redor, procurando a utilização de sistemas e materiais amigos do ambiente. Grande parte dos revestimentos exteriores são em madeira natural de IPÊ (material não manufacturado) com acabamento a óleo de Bangkirai.

A habitação possui um sistema de aproveitamento das águas pluviais, com capacidade de 5.000lts, que serve para rega do jardim nos períodos de Verão.

Foi exigência do cliente que a habitação fosse auto-suficiente em termos de aquecimento e arrefecimento, não sendo possível adopção de sistemas de ar-condicionado ou outros que não fossem de origem renovável. Desta forma, a construção foi projetada com as seguintes considerações:

  • Sistema de ETICS (isolamento térmico pelo exterior) com 70mm de espessura;
  • Utilização de blocos térmicos de argila expandida em detrimento de tijolos convencionais de cerâmica;
  • Zero pontes térmicas (ponte térmico: local frágil onde há grande perdas de calor/frio);
  • Vidros duplos temperados laminados com caixa de ar em gás Argon;
  • Caixilharias de batente com corte térmico e de alta eficiência térmica;
  • Fachadas ventiladas em madeira;
  • Ventilação natural eficiente;
  • Aquecimento através de biomassa, com aproveitamento de calor para as várias divisões;

A arquitectura

A arquitectura desta habitação foi desenvolvida por um dos mais promissores Arquitetos Portugueses – Arq. José Ricardo Sousa, com projetos construídos em Lisboa, Londres, Glasgow e Sydney, entre outros.