Habitação Uni-familiar V4 na Aroeira

Concepção e construção de uma habitação uni-familiar de tipologia V4 na Aroeira, Charneca da Caparica

Descrição do projecto

A Aroeira localiza-se numa zona única e excepcional em plena natureza, a 25Km do centro de Lisboa e a menos de 5min. das melhores praias da região e da paisagem protegida da Arriba fóssil. A qualidade, modernidade e singularidade desta habitação, convertem-se num espaço de eleição para viver e para desfrutar de fantásticos momentos entre família e amigos.

Esta habitação localiza-se numa zona de pinhal, onde predominam habitações uni-familiares com funções de primeira e/ou segunda habitação. A rua de acesso é de sentido único, o que se traduz num reduzido movimento diário automóvel e onde os passeios a pé ou de bicicleta são bastante comuns entre os residentes.

O programa base deste projecto tinha como objectivo a criação de uma habitação para uma jovem família, uma habitação que pudesse responder à maioria das necessidades actuais e futuras. Uma casa que pudesse evoluir em função da família.

Deste modo, o primeiro piso é ocupado por 3 quartos, sendo um deles em Suite e apoiados por duas instalações sanitárias completas (uma na suite). A suite possui varanda privativa e os quartos têm acesso a um terraço de generosas dimensões.  O acesso ao piso 0, faz-se por uma escada com bomba e onde sobressai um piso intermédio que poderá ser só de passagem, mas também aproveitado para zona de estudo e/ou trabalho, pois o mesmo tem bastante luz (é envolvido por três janelas) e tem vista para uma zona ajardinada e para a zona do pé direito duplo da sala.

Ao nível do piso 0, a habitação divide-se em dois blocos, unidos pelo hall de entrada: a sala e a cozinha. A sala ocupa a zona à esquerda da entrada, com pé direito duplo na sua metade, janelas de generosas dimensões a sul e poente e apoio de um excelente recuperador de calor. À direita da entrada, encontra-se a cozinha, de dimensões sem comparação em habitações semelhantes (cerca de 22m2), com zonas de trabalho e ilha, e com uma zona reservada para mesa de refeições. A partir da cozinha, poderá aceder à lavandaria, ao jardim exterior a tardoz, à garagem em box e ao escritório/quarto, que são apoiados por uma casa de banho completa e que poderá facilmente ser transformada em “suite”, pois existe uma porta pivotante que separa a cozinha destes dois espaços que passam a funcionar em conjunto.

A envolvente da habitação exterior é caracterizada por zonas ajardinadas e com espaço previsto para uma piscina. Existe também zona reservada para estendal, cozinha exterior (bancada com lavatório e arrumação), zona de barbecue e espaço para mesa de refeições.

 

 

 

Lote 382 Aroeira from Tiago Frazao on Vimeo.

Lote 382 – Planta Piso 0

Lote 382 – Planta Piso 1