Casas em Oeiras

Projecto de concepção e construção de 6 habitações uni-familiares em Oeiras.

As moradias propostas situam-se no Concelho de Oeiras, junto ao Golfe. Estão a uma distância de 5 minutos de carro das praias e do centro de Oeiras e a 20 minutos de Lisboa e de Cascais.

O conceito

Considerando a análise do terreno e os requisitos de implantação que se impõem, surge naturalmente uma volumetria orientada a Sudoeste, com vistas predominantes sobre o interior do lote (onde estão as áreas sociais exteriores) e com entrada pelo lado tardoz da casa, que é também o lado menos privilegiado ao nível solar.

O pátio principal, para onde se volta a área social de excelência: a sala, permite não só uma vivência exterior intimista, como também protege cada uma das moradias dos lotes contíguos. A zona da piscina, estando num patamar um pouco elevado e diferenciado do pátio principal, consegue também uma boa privacidade, uma vez que nunca se confronta com a mesma zona das moradias vizinhas.

Sendo a casa virada para o pátio que é uma zona social exterior, optou-se por relacionar francamente a sala de estar e de jantar com esta área exterior. Os quartos, requerendo mais privacidade, viram-se para pequenos pátios privados, no caso dos quartos virados a Nascente, para o exterior, mas fora do perímetro social, no caso do quarto virado a Sul e para a piscina, mas num nível superior, no caso do quarto situado no piso 1.

As zonas de serviço, cozinha, despensa e casa de banho social, relacionam-se com o exterior e com a sala de uma forma menos directa, mas com a proximidade necessária às suas funções.

Materiais

Os materiais utilizados vão ao encontro dos especificados nas normas da urbanização. Utilizando materiais tradicionais procurou-se alcançar uma imagem de grande qualidade e conforto.
PAREDES BRANCAS e luminosas; TELHA cor de cerâmica; Lajedos de TIJOLEIRA à cor natural a pontuar recantos; MADEIRA a revestir algumas paredes e portadas.

A tipologia

As casas serão do tipo T4 constituídas por:

  • Piso 0:

Entrada; bengaleiro; I.S. social; cozinha; despensa; sala; circulação, suite 1; suite 2; suite 3

  • Piso 1:

Master suite; escritório