A construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade (ou com necessidade reduzida) de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética.

Implica a utilização de materiais e processos que reduzem o impacto negativo na saúde das pessoas e no ambiente, desde a implantação, projecto, construção, manutenção e demolição do edifício, ou seja, durante o seu inteiro ciclo de vida útil. Visto que a habitação é uma das mais importantes necessidades do ser humano, a construção ocupa um importante lugar no conceito geral do desenvolvimento sustentável.

Também é comum o uso dos termos projecto sustentável ou arquitectura verde. No entanto, ao passo que o projecto é importante para se obter uma construção sustentável, a construção, utilização, manutenção e posterior demolição têm ainda maior importância no impacto ambiental.

Edifício verdes deverão reduzir os custos relacionados com o consumo energético, melhorar a qualidade de vida dos habitantes e reduzir as agressões ambientais por usar materiais reciclados, recicláveis e amigos do ambiente. A aparência e estilo dos edifícios sustentáveis poderão ser indistinguíveis dos restantes imóveis